top of page

Você é uma Pessoa Muito Tímida?


Timidez e introversão são traços de personalidade comuns. As pessoas podem ser tímidas ou reservadas e podem achar difícil fazer amigos. Introversão é um termo menos comum para timidez; os termos às vezes são usados ​​de forma intercambiável. Ambos se referem a uma tendência natural de ser reservado e tímido. Embora ambas as características sejam normais, algumas pessoas são mais autoconscientes do que outras. Pessoas tímidas tendem a ter problemas para se expressar e fazer amigos. A introversão pode levar à ansiedade social, que pode ser incapacitante. É importante entender as diferentes maneiras pelas quais as pessoas interagem com os outros e se sentem confortáveis ​​em sua própria pele.



A timidez é uma condição caracterizada por sentimentos de nervosismo, insegurança e isolamento social. Geralmente ocorre na infância e adolescência e é mais comum em homens do que em mulheres. As pessoas podem ficar tímidas ao falar na frente de outras ou ao se apresentar, podem evitar situações sociais em que possam ter que conversar. Em alguns casos, as pessoas com transtorno de ansiedade social podem evitar toda interação social. Embora a timidez possa ser uma reação normal a certas situações, aqueles que sofrem dela acham difícil superar sua condição.


Muitas vezes, estes indivíduos evitam encontros sociais porque são autoconscientes. Eles podem sentir que os outros os julgam muito tímidos ou chatos para interagir. Outros podem estereotipá-los como chatos ou tímidos se falarem pouco. O tímido teme não saber como se comportar de maneira socialmente aceitável. Essencialmente, as pessoas às vezes temem tanto o fracasso que nem tentam interagir com os outros.


No entanto, alguns acreditam que a timidez é uma característica positiva. Aqueles que são introvertidos — o que significa que sentem uma sensação de paz interior quando estão sozinhos — podem se considerar indivíduos bastante tímidos, mas genuinamente bem-intencionados. Eles simplesmente levam um tempo para se aquecer e conhecer os outros antes de decidir se devem ou não envolvê-los nas conversas. Além disso, há evidências de que aqueles com transtorno de ansiedade social geralmente têm outros problemas de saúde mental associado. Quando uma pessoa evita interações sociais por medo de fracassar, muitas vezes o faz para se proteger.


O desenvolvimento do introvertido pode ser tratado em psicoterapia, visando a ambientalização deste com situações que envolvam interação. Pois, trabalhar a timidez é entrar em contato com o que se tem dificuldade.


Seja bem-vindo à psicoterapia e continue nos acompanhando.


Psicologia Popular - Viva Bem, Viva Zen!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page