top of page

Pequenas Vitórias, Grandes Motivações


O artigo a seguir visa lhe incentivar a ter pequenas vitórias no seu dia-a-dia, para quem assim, de forma motivada você perceba o seu valor de ser e existir.


Na psicoterapia é muito comum nos depararmos com pacientes que não conseguem ter uma rotina produtiva, no caso de ansiosos, ou uma rotina cotidiana básica de autocuidado, como no caso de depressivos. Para ansiosos, a mente não descansa e de modo acelerado e aleatório sugere uma rotina de obrigações e preocupações que em muito prejudica seu foco, rendimento e estabilidade. Já com os depressivos, estes quando imersos no aspecto de gravidade da sua patologia, chegam a deixar de se cuidar e atos como comer e banhar tornam-se verdadeiros sacrifícios.


Partindo do pressuposto em que o ser humano necessita ser útil e estar em movimento, estar motivado e operante é necessário para o enriquecimento da rotina, bem como para o fortalecimento do processo de superação da psicopatologia que este detém.


Uma das problemáticas de atividades e tarefas a serem realizadas e superadas no dia-a-dia é há vezes que fazemos destas algo muito extenso, longo, grande, demorado e até dificultoso. Trabalhar o conceito de pequenas vitórias consiste em fazer algo, mesmo que mínimo e pequeno com foco, intenção, objetivo e satisfação. Obviamente os primeiros movimentos são os mais difíceis, pois precisamos nos adequar. Afinal, toda caminha necessita do primeiro passo para passar a existir.


Sendo assim, passe a determinar pequenos passos e atividades. Para o ansioso, para iniciar suas pequenas vitórias, é extremamente necessário parar e organizar os pensamentos antes de ir à luta, pois quando em movimento a aleatoriedade e a pressão da preocupação não favorece o que deve realmente deve ser feito e a inconstância impera gerando frustração. Para o depressivo, os pequenos passos servem de estímulo para a retomada de uma rotina tão prejudicada.


Dê o primeiro passo. Faça diferente. Tente mais uma vez. Transforme suas pequenas vitórias em grandes motivações. Perceba o melhor da vida na construção de uma rotina que exale seu senso de utilidade, autovalor e carinho.


Seja bem-vindo à Psicoterapia e continue nos acompanhando.


Psicologia Popular - Viva Bem, Viva Zen



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page